Pedidos semanais de seguro desemprego ficam abaixo do esperado nos EUA e impulsionam bolsas de valores.
A bolsa brasileira abriu em alta nesta quinta-feira, 6, após os dados semanais de seguro desemprego nos Estados Unidos ficarem abaixo das expectativas. Em meio à temporada de balanços do segundo trimestre, as atenções dos investidores também se voltam para os resultados corporativos. Às 15h07, o Ibovespa, principal índice da B3, avançava 0,94% para 103.764 pontos. Na máxima da sessão, o índice alcançou os 104.500 pontos.
Antes da abertura do mercado à vista, o índice futuro do Ibovespa chegou a tocar queda de 0,7%, acompanhando o cenário externo negativo. O movimento, porém, virou após a divulgação dos dados de seguro desemprego, que ficaram em 1,186 milhão, abaixo da de 1,415 milhão de pedidos. “Os dados vieram muito melhores que o esperado. Isso ajudou a dar uma forte reversão nos índices acionários”, disse Henrique Esteter, analista da Guide Investimentos.
No radar dos investidores também está as aquisições feitas pela Magazine Luiza das plataformas Canaltech e Inloco Media. Os papéis da companhia sobem 3,45%. “É um passo interessante para a companhia dar volume à MagaluAds, plataforma de publicidade online. É uma via adicional de monetização do tráfego e um caminho ainda a ser explorado pelo e-commerce brasileiro”, escreveram analistas da Exame Research em relatório.
Entre as maiores altas do Ibovespa estão as ações da Totvs, que sobem 10,69%, após a apresentação dos resultados do segundo trimestre. No período, a companhia teve lucro líquido de 58 milhões de reais, crescimento de 1,4% na comparação anual, mas cerca de 30% abaixo do esperado pelo mercado. Embora o lucro tenha decepcionado, o balanço apresentou aspectos positivos, como o fluxo de caixa livre de 123,7 milhões de reais e a posição em caixa de 1,3 bilhão de reais.
“Em geral, o resultado foi positivo, apesar do lucro abaixo do consenso. A divisão de tecnologia continua sendo a estrela da companhia”, afirma Bruno Lima, analista de renda variável da Exame Research.
Também em forte alta, as ações da Cielo avançam 9,49%, após o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, afirmar que o banco contratou uma consultoria junto com o Bradesco para a separação dos negócios na Cielo e EloPar.
Já as ações da AES Tietê figuram entre as maiores valorizações do Índice Small Caps, com alta de 5,94%. O movimento também reflete o balanço financeiro a aquisição de três parques eólicos no Rio Grande do Norte. No segundo trimestre, a empresa registrou alta de 236% do lucro líquido para 119 milhões de reais, ficando 24,3% acima do consenso de mercado.
Fonte: EXAME