O Cartão Cidadão é emitido pela Caixa Econômica Federal. Com ele, o acesso a benefícios sociais e trabalhistas é facilitado. Ele pode ser usado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa, presentes pelo país.
Quem deve solicitar o Cartão Cidadão
O Cartão do Cidadão é destinado a quem possui benefícios trabalhistas ou sociais disponíveis para saque – como FGTS, Abono Salarial, Seguro-Desemprego e Auxílio Brasil – e não possui conta na Caixa.
Se você possui conta individual na Caixa, como poupança ou conta corrente, pode ter seu benefício creditado diretamente na conta, não sendo necessária a emissão do Cartão do Cidadão.
A emissão do Cartão do Cidadão está condicionada à existência de benefícios disponíveis.
Como emitir o documento
Se você possui algum benefício social ou trabalhista disponível para saque e ainda não tem o Cartão do Cidadão, basta solicitá-lo gratuitamente pelo telefone 0800 726 0207 (Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão) ou em qualquer Agência da Caixa.
Você precisa ter em mãos os seguintes documentos:
NIS, ou número de inscrição do trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP;
RG ou CNH;
Comprovante de residência.
Senha Cidadão
A Senha Cidadão habilita o Cartão do Cidadão para saque dos benefícios trabalhistas e sociais administrados pela Caixa, por meio de terminais de autoatendimento, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, agências ou pontos de atendimento da Caixa.
Para fazer a Senha Cidadão em uma unidade lotérica, ligue para o telefone 0800 726 0207 (Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão) – e compareça à lotérica com seu Cartão do Cidadão e um documento oficial.
Se for em uma agência da Caixa, a apresentação do Cartão do Cidadão não é obrigatória. Basta apresentar um documento oficial. , basta apresentar algum dos documentos oficiais exemplificados acima.
Para consultar saldos e extratos - como FGTS, cotas ou rendimentos do PIS, ou se você tem direito ao Abono Salarial e ao Seguro-Desemprego - basta acessar a Caixa, pelo site ou aplicativos (para Android e iOS).
Fonte: G1