Agências registram filas desde segunda-feira. Saque em dinheiro segue calendário de acordo com o mês de nascimento. Banco vai reforçar atendimento neste sábado.
Em busca do saque em dinheiro dos R$ 600 do Auxílio Emergencial, trabalhadores enfrentam longas nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) desde segunda-feira (27). Segundo o banco, no entanto, de cada cinco pessoas que buscaram esse saque na segunda, apenas uma tinha direito a fazer a retirada naquela data.
"Agências em diversas partes do país registram grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do público alvo do atendimento presencial", diz a Caixa, em nota. "Ou seja, clientes em busca de serviços essenciais (como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas etc) e o público beneficiário do saque em espécie escalonado por data de nascimento", reforça.
Diante da grande procura, o banco informou ainda que abrirá 800 agências no próximo sábado (2) em todas as regiões do país, das 8h às 12h, para reforçar o atendimento aos trabalhadores. Clique aqui para ver a lista das agências que estarão abertas.
Saques liberados segundo calendário
A Caixa começou a liberar na segunda-feira (27) os saques em dinheiro dos recursos do Auxílio Emergencial depositados nas poupanças digitais do banco. Esses depósitos foram feitos para os beneficiários que não recebem Bolsa Família e que não possuem conta em outro banco.
A liberação de saques em dinheiro segue um calendário que depende da data de nascimento do beneficiário, que vai desta segunda até 5 de maio.
Auxílio Emergencial: como sacar em dinheiro o benefício depositado na poupança digital da Caixa
Para quem ainda não teve o saque liberado em dinheiro, mas já teve a quantia depositada na poupança digital, os recursos podem ser usados de forma digital, para o pagamento de faturas ou usando código de barras, e para transferência para contas de outros bancos.
A limitação de data para o saque só vale para quem está recebendo o auxílio pela poupança digital criada pela Caixa. Quem indicou conta bancária anterior ou vai receber os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque.
Fonte: G1